terça-feira, 18 de dezembro de 2018

TECNOLOGIA EDUCACIONAL, CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO

As TIC no meu processo educacional. . .





Ao longo de minha vida acadêmica, os cadernos, o quadro negro, a lousa, os livros didáticos foram as tecnologias mais frequentes no meu cotidiano escolar. Na educação infantil era muito comum os Mimeógrafos, instrumento  que tiravam muitas cópias de atividades feitas a mão, ele funcionava a base de  álcool  e as atividades saiam ainda com o cheiro do álcool, (momento nostalgia rsrs) então as professoras ou colavam as atividades em nossos cadernos ou respondíamos em sala de aula.

Resultado de imagem para Mimeógrafo
Mimeógrafo


                              
  
 No ensino fundamental minha escola dispunha de laboratório de informática, mas na GRANDE  maioria das vezes os computadores estavam quebrados ou as atividades realizadas não chegavam a ser concretizadas, essa realidade ainda existe em muitas escolas e instituições de ensino. No ensino médio, tive contato frequente com o DATASHOW, além das outras tecnologias já citadas, consistia que os professores digitavam partes dos assuntos  e projetavam para a turma ir acompanhando, com o livro didático, era uma forma diferente de desenvolver os conteúdos, mas algumas vezes acabava que por se tornar exaustivo.


A Cibercultura

A Cibercultura, abrange a cultura contemporânea, mediada pelas tecnologias digitais em rede,  como também o seu manuseio, seus usos e apropriações realizadas pelos seus praticantes. Essas tecnologias são as que já existem ou ainda estão surgindo e conectam o universo cultural em diferentes espaços formais e informais de aprendizagem, transformam e difundem informações que são transformadas em conhecimento, rompendo com a ideia de que espaço de aprendizagem se resume a apenas a escola e a universidade. Considero ainda a Cibercultura como uma grande teia que conecta vários conhecimentos, pessoas, redes, mídias através da conexão digital existente e seus praticantes que além do ciberespaço, atinge a escola, a cidade, o campo e demais espaços.


                                                            Imagem relacionada




Como podemos ensinar com as novas tecnologias?
✏✏✏✏✏

    Imagem relacionada



Acredito que para quem não nasceu na sociedade atual, a chamada geração "y", acompanhar tudo que está acontecendo seja um processo mais longo, mas diante dessa disseminação das tecnologias o acesso e utilização está cada vez mais prático. Antes o ensino se resumia as paredes da escola, hoje já existe a educação a distância (Ead), então a busca por conhecimento seja nos livros, internet, plataformas entre outras fontes, está se ampliando cada vez mais. Isso nos possibilita mais acesso a qualificação e enriquecimento profissional e pessoal, colaborando para a compreensão do currículo como produção cultural e não apenas como um documento de conteúdos já estabelecidos sem possibilidade de alteração. Assim as novas tecnologias nos permitem desenvolve-las na educação,  de forma que a aprendizagem se tornem cada vez mais prazerosa, significativa e adequada aos diferentes contextos, dificuldades, faixas etárias e etc., mas devemos ter cautela e analisar antes quais os objetivos a serem alcançados, qual o impacto que as TE (Tecnologias Educacionais), terão no desenvolvimentos dos alunos e como irá contribuir no desenvolvimento de suas habilidades, devemos sempre estarmos "antenados" nessa era da conexão em massa. Novamente a Cibercultura, a cultura contemporânea, nos permite tudo isso, a mediação humana, a produção de novos conhecimentos e a conexão com os outros e com as coisas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sobre ser Professor (a)....

 Ser professora vai além de  uma profissão... é ser uma amiga, um apoio, uma confidente. Vai haver obstáculos, dificuldades, falta de valori...