terça-feira, 29 de janeiro de 2019

O profissional do futuro na educação


                              

Estamos em uma era de informações instantâneas recebidas na palma de nossas mãos, pessoas conectadas a todo instante, inteligência artificial e  muitas vezes, não sabemos lhes dar com tantos dados ao mesmo tempo.

E nesse cenário como devemos nos preparar para ser um profissional do futuro?
É uma pergunta intrigante, proposta pela minha Prof. da disciplina "Educação e as TIC",  porque imaginamos em nossas mentes (não sei vocês, mas na  minha cabeça surge logo isso rsrs) como seria o futuro: carros flutuantes, robôs em toda parte, casas inteligentes, e o professor ? Como ser um professor do futuro, como se preparar?
Para mim, o  professor é insubstituível, a ele cabe uma função muito importante, de transformar o mundo através da educação. Quanto a preparação, o verdadeiro educador sabe que a busca por conhecimento é  contínua e as fontes inesgotáveis, é essencial que esse profissional esteja sempre a parte do que ocorre no seu meio e ao seu redor, observando o que pode ser feito e estiver ao seu alcance para contribuir na sua prática, nunca esquecendo de olhar para dentro si, trabalhando de corpo, alma e coração, esse sempre será o professor do futuro.

Assim acredito que minha formação contribui muito para que eu possa ser considerada uma profissional do futuro, porque tenho acesso a novos e diferentes conhecimentos que se acumulam e constroem ideias e novas possibilidades para transformar e continuar transformando de maneira positiva o mundo e consequentemente tudo que se refere a educação.

TIC- Tecnologias da Informação e da Comunicação>
Até o próximo post! 

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Recursos Educacionais Abertos (REA)

          Resultado de imagem para recursos educacionais abertos


Os REA (Recursos Educacionais Abertos), corresponde a um conceito estabelecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), por volta dos anos 2000, que tem como objetivos, ampliar a criação e o uso dos recursos abertos para a educação, colaborando com estudos na área das tecnologias educacionais, além do incentivo ao compartilhamento de novas práticas, metodologias e conhecimentos que contribuam a melhoria da qualidade universal da educação.
Juntamente com essa expansão desse compartilhamento, deve ser estimulada a produção colaborativa, ou seja, não basta apenas usufruir do que nos é colocado a disposição, devemos contribuir dando continuidade as produções com novas ideias e criações, por isso a importância da maior participação da sociedade, pais, professores, alunos  e todos aqueles que aspiram uma educação de qualidade e que atinja cada vez mais camadas sociais.

Assim os Recursos Abertos, permitem nessa "sociedade da informação",  a maior troca de informações, culturas, valores locais onde os alunos e professores podem ser atores nesse processo, superando a passividade dentro da sala de aula.

 Essa são algumas considerações após a leitura do artigo de Nelson De Luca Pretto, Professores-autores em rede, pertencente ao livro RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS.


Link: http://aberta.org.br/livrorea/artigos/professores-autores-em-rede/

É sobre ser Professor (a)....

 Ser professora vai além de  uma profissão... é ser uma amiga, um apoio, uma confidente. Vai haver obstáculos, dificuldades, falta de valori...